Livro do Mês – Fevereiro

Bem-vindos a um livro delicioso.

A Sombra do que Fomos acaba por ser um equivalente ao filme Adeus Lenine – traduções feitas entre texto e tela, talvez até melhor.

O livro explora brilhantemente a utopia perdida nas décadas de 60 e 70. A narrativa desenrola-se à volta de um grupo de antigos revolucionários chilenos que, passadas algumas décadas, decide voltar a encontrar-se para uma tentativa arrojada de um golpe. Numa história deliciosa com o traço único de Sepúlveda, o leitor é defrontado com um homicídio involuntário (com um gira-discos caído da janela de um prédio, na sequência de uma discussão conjugal), que muda radicalmente o curso dos eventos, não fosse o morto o cabecilha da operação-que-não-o-chegou-a-ser. Pelo meio, há um reviver das histórias de cada um, a revisitação inevitável de Allende e Pinochet e um retrato único e delicioso do que constituiu a esquerda revolucionária nessas décadas que constituíram, no final de contas, o seu auge, e que hoje permanecem como fantasmas-mito do ideário da extrema-esquerda europeia e terceiro-mundista.

Leiam.

Anúncios

2 thoughts on “Livro do Mês – Fevereiro

  1. José Couto diz:

    Um grande autor e um grande livro. Não só um documento literário de absoluta qualidade, mas também um documento histórico de quem sentiu a tortura pinochetista na pele e mantém (até hoje) todas as utupias de Allende na alma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s