25 de Abril sempre. Concordemos ao menos nisso.

Escrevo este texto mesmo tendo outras tarefas já em atraso. No entanto, as efemérides são importantes. Interessa marcá-las devidamente, para não nos esquecermos delas – sobretudo, das razões pelas quais elas são efemérides.

Assim, aqui fica o meu posto, o meu picar-o-ponto ao 25 de Abril.

Todos os dias 25 de Abril desde há um tempo para cá, o palco tem sido de quem não gosta do 25 de Abril. Há vários grupos que têm um prazer especial em apontar falhas à Revolução, a colorir o regime que foi por ela abolida. A discussão em torno de saber se o estado novo foi, ou não, fascista, só parece ser lembrada nesta altura do ano.

Do ponto de vista da Ciência Política, o estado novo não foi um regime fascista. Pronto. Happy now?

Sinceramente, isso não interessa. Fascista ou não, era um regime autoritário. Era uma ditadura não fascista, mas fascizóide. E isto não é dito por nenhum manual de Ciência Política, mas escrito pela minha real gana, porque me deu na telha. Que foi, aliás, o maior triunfo e a maior liberdade que o 25 de Abril nos deu – a liberdade. A liberdade de escrever o que me dá na telha.

Deixem-nos brincar ao jogo do o-25-de-Abril-não-foi-fascista, deixem-me escrever sobre o quão ridículo é continuar esse debate de surdos, e estamos bem assim. Porque foi isso que o 25 de Abril nos deu.

O 25 de Abril foi uma Revolução bela. É um dos poucos casos, dos poucos dias na história onde há bons e há maus e eles estão perfeitamente identificados. 25 de Abril sempre, pelo que nos deu. E pelo que nos tirou – uma ditadura.

25 de Abril sempre, fascismo nunca. Se é nunca ou nunca mais, deixem isso para depois. Ou para nunca. Nunca mais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s