Livro e Filme do Mês – Abril

Já vem a fechar o mês, bem sei. Mas antes tarde que nunca.

Abril é um mês demasiado marcado pela Revolução de dia 25 para evitar o tema. Aliás, sendo uma data tão bela, porquê evitá-la? Assim, tanto o Livro como o Filme do mês de Abril pertencem, bem, a Abril. Não há acordo ortográfico que tire a maiúscula inicial a Abril, pelo menos não aqui.

O livro que vos propomos tem o sempre-elucidativo título 25 de Abril: Mitos de uma Revolução. Literatura sobre o 25 de Abril existe em número suficientemente grande para não saber a que escolher. No fim, escolhemos este livro de Rezola.

A História do 25 de Abril e do PREC está longe de ser, porque recente, consensual. Maria Inácia Rezola recolhe, por isso, um conjunto variadíssimo de depoimentos, não só de vários dos militares portugueses que participaram no golpe e no processo revolucionário que se lhe seguiu, mas também de numerosos estudiosos nacionais e estrangeiros deste período – as 75 páginas de notas e bibliografia são disso prova.

O trabalho de Rezola prende-se sobretudo em recolher vários depoimentos sobre os mesmos acontecimentos e confrontá-los, por vezes inclinando-se mais para um dos depoimentos em confronto. Esta é, talvez, uma das principais marcas do livro – a diversidade (e quantidade) de autores citados, o que permite compreender melhor cada um dos eventos que marcou o processo revolucionário.

Outro ponto positivo deste livro é a perfeita noção das dinâmicas revolucionarias e as alterações na correlação de forças depois de certos acontecimentos: através da leitura do livro de Inácia Rezola, torna-se perfeitamente nítido que a margem de manobra que é dada a Spínola se vai encurtando cada vez mais, também em parte devido a acção das forças de esquerda (sobretudo à esquerda do PS, com destaque para o PCP), mas em grande parte devido a uma forte inabilidade política do General e, não menos importante, a um choque ideológico que se torna cada vez mais evidente com a Comissão Coordenadora do MFA.

Enfim, não gosto de apresentar mais que um teaser dos trabalhos que aqui vão sendo divulgados. Por isso, aqui termino. Leiam o livro, vejam o livro, vale a pena.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s