Uma das grandes questões que se levantam, ainda, é a contínua e elevada taxa de desemprego em Portugal.

Sim, há imensa corrupção. Sim, há bons e maus patrões assim como há bons e maus políticos e bons e maus trabalhadores.

Mas para além das dificuldades dos trabalhadores, não nos esqueçamos também dos empregadores. Não nos esqueçamos que sem os empregadores não há emprego e sem emprego (a não ser que as pessoas continuem a depender do “Estado pai de todos”, que se mostra cada vez mais insustentável e não só a longo prazo), dificilmente há uma base de sustentabilidade das famílias e do próprio Estado.

Uma vez a pensar não só nas dificuldades daqueles que não têm trabalho por muita vontade que tenham em trabalhar, penso igualmente naqueles que cada vez mais têm uma crescente dificuldade em recrutar e seleccionar profissionais, em dar o “pão” para muitos portugueses, neste actual contexto socioeconómico.

Desde a promoção da conciliação entre a vida profissional e familiar sem pôr em causa as limitações e necessidades dos trabalhadores, o desenvolvimento de uma política de recursos humanos que tenha em conta a diversidade populacional, o envolvimento de pessoas à empresa através da comunicação, o investimento na motivação e na melhoria das práticas laborais e iniciativas para colaboradores e gestão de competências, todos estas medidas poderão dinamizar as empresas.

No entanto, as medidas só podem ser tomadas se houver uma maior política de esforço por parte dos colaboradores das empresas. Não me parece que seja com mais greves, com mais faltas injustificadas ao trabalho, com manifestações violentas ou com sucessivas lamentações sem chegar a acordos com quem realmente interessa que haverá uma maior dinamização da economia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s