Começou a época de caça à RTP

É oficial. Todos os anos há pelo menos uma, e o ministro Poiares Maduro decidiu declarar aberta a época de caça à RTP. Desta vez – aliás um pouco à semelhança de sempre – o alvo foi a RTP 2.

Parece que a estação “não tem coerência e identidade própria”. Desde 2002 que em todos os governos (Durão, Passos I e Passos II – este governo já foi virado do avesso vezes o suficiente para contar como mais um) PSD a RTP é ameaçada. Metaforizando este episódio para um recreio de uma escola primária, o PSD é o matulão do recreio que vai roubar o lanche do puto de quem ninguém parece gostar, a RTP. 

Este assédio constante à RTP tem de facto contornos de bullying: todas as reformas, ou ameaças de reforma (ou o que quer que isto se chame) são sempre acompanhadas de uma retórica agressiva. Todos os ministros que ‘tutelaram’ as mudanças na RTP arrogaram-se sempre no direito de comentar livremente aquilo que lhes vai na alma sobre a RTP. Qual saco de porrada tolerado por Portugal inteiro, a RTP é o único escape de ministros a quem normalmente o mais pequeno deslize “politicamente incorrecto” (esta expressão merecia um post só para si, mas fica para outra altura) pode ser o suficiente para ser atirado para a valeta. Comentar o estado da RTP é como para qualquer outro português comentar o futebol do Benfica. Comentar o estado da RTP, para um político no activo, é uma espécie de estágio para se tornar “comentador político” no futuro.

Não defendo nem deixo de defender que a RTP não precise de reforma. O meu problema com este assédio à RTP prende-se mais com a forma que o conteúdo. Declarações como estas, a juntar a tantas outras, não servem para mais nada que não produzir soundbytes estéreis e inúteis e avisar que abriu a época de caça, para já apenas ao nível da retórica, à RTP.

Que raio, o Estado devia tratar melhor aquilo que (pelo menos ainda) é dele.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s